Não temam, pois não sou o que pareço e nem o que dizem. Toda a verdade em "SOBRE MIM". Este não é um blog de putaria, mas de reflexão, iconoclastia e libertação. É meu portal de comunicação inter-dimensional com vocês, mortais. Mesmo sem pacientes ou interlocutores, me divirto aqui, enquanto escrevo e observo a deliciosa incoerência humana. Podem entrar, deitar no divã, relaxar e até gozar, se souberem como. Bula completa em "Sobre o BLOG". Siga-nos e ganhe uma deslavagem cerebral grátis!

sábado, 29 de janeiro de 2011

A monogamia hoje

Qualquer dissertação sobre o assunto precisaria de um livro bem grosso, pois muito complexas são suas origens, características, manifestações, etc.
Mas podemos fazer uma brevíssima análise, e bem delimitada: quais são suas razões contemporâneas e imediatas?
Até há pouco tempo eram basicamente o fato dos machos sustentarem as fêmeas, possuindo-as como objetos, não tendo porque respeitar a liberdade delas. Por isso podiam até matar as suspeitas de adultério e sair livres, pois a Justiça sempre foi machista. Elas, por sua vez, não podiam arriscar perder o provedor (muito embora muitas vezes, ignorar o adultério era parte da estratégia obrigatória para conseguir mantê-lo; e ainda é para muitas). Quanta hipocrisia!
Só que, cada vez mais as mulheres conquistam sua independência financeira e cada vez menos os homens são provedores, o que diminui muito a justificativa econômica da monogamia, restando cada vez mais razões meramente culturais. Dentre elas eu vejo: a repressão sexual feminina ainda forte, apesar de disfarçada (que as faz sexualmente conformadas ou até mesmo assexuadas), a infantilidade bilateral, a ilusão de segurança e satisfação oferecida pelos ideais românticos e a necessidade de ser "casal" dentro dos padrões morais vigentes, tudo imposto através de um marketing avassalador e irresistível, que conseguiu distorcer e confundir e misturar na cabecinha dos comuns os conceitos de amor, desejo, respeito, lealdade, dignidade, "honra" e outras coisas que deveriam ter nada a ver umas com as outras.
Agora, apesar de tudo isso, sabemos que a tão cultuada monogamia se tornou simplesmente a maior dor de cabeça para eles, mesmo não sendo tão sagrada quanto eles fazem parecer, pois o "chifre" rola solto. Ou seja, pura babaquice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: apenas serão aceitos comentários sem base religiosa, moralista, marxista ou emocional. Críticas e discordâncias serão aceitas - desde que bem escritas, racionalmente fundamentadas e inteligentes. Este blog é DUMB-FREE. Obrigado.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.